Melhorando a experiência de compra de produtos naturais e orgânicos

UX é intuição
9 de dezembro de 2019

Melhorando a experiência de compra de produtos naturais e orgânicos

Usando o UX Design para melhorar a experiência de compras online de produtos orgânicos e naturais e consequentemente aumentar a recorrência e conversão aproximando o cliente com a marca.

Desafio:

Uma rede varejista de produtos naturais e orgânicos deseja desenvolver uma solução com o objetivo abaixo:

“Como poderíamos fidelizar e aproximar o cliente com a marca, aumentando sua recorrência e conversão através de uma experiência de compra online mais fluida e de um canal de comunicação mais interativo e personalizado, conhecendo melhor nossos clientes e proporcionando benefícios relevantes e um maior reconhecimento aos clientes recorrentes?”

Uma grande preocupação da empresa é prover uma experiência de uso simples e intuitiva, uma vez que boa parte de seus clientes das lojas físicas não tem tanta aptidão com tecnologia.

Também desejam fidelizar e aumentar a recorrência de seus clientes, sendo que a maioria dos clientes atuais que compram pelo site (que possui atualmente somente uma versão desktop e que não funciona tão bem pelo mobile) compra apenas uma vez, enquanto os clientes da loja física tendem a voltar mais vezes.

Os clientes atuais do site não apenas tem dificuldade na conclusão do pedido de compra, mas também sentem dificuldade em encontrar os produtos desejados e ter um entendimento maior dos produtos que estão dispostos, sendo que eles têm dúvidas sobre as características dos produtos e não tem com quem tirar, diferentemente do que ocorre na loja física, onde os vendedores são muito atenciosos e prestam um excelente atendimento, que costumam sempre lembrar dos clientes mais frequentes.

1. Desk research:

Motivação

    Segundo estudos os motivos que impulsionam a compra de produtos orgânicos refletem no seguinte panorama:

  • A saúde familiar (28%)28%
  • A não utilização de agrotóxicos (24%)24%
  • A valorização do meio ambiente (17%) 17%
  • A saúde pessoal (15%)15%

Dificuldades

    Os fatores que dificultam a compra dos consumidores por produtos orgânicos se dão na seguinte escala:

  • Preço (45%)45%
  • Aspectos de variedade (22%)22%
  • Regularidade dos produtos disponíveis (18%) 18%
  • Quantidade e Qualidade (15%) 15%

Fontes:

UFRGS - “Uma análise de variáveis que definem seu perfil e suas motivações” Fonte
REMark - “Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo” Fonte
PPA UEL - “Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados no PR” Fonte

Pesquisa quantitativa

Perfil dos clientes consumidores de produtos naturais e orgânicos para avaliar clientes adeptos de diferentes hábitos alimentares realizado via Google form no período 03/12/2020 à 07/12/2020.

53%

VEGETARIANOS

Adeptos a alimentação baseado no consumo de alimentos de origem vegetal

26%

VEGANOS

Adeptos de se abster do uso de produtos de origem animal

18%

ONÍVOROS

Adeptos a regime alimentar baseado tanto de matéria vegetal como animal.

03%

SEMI-RESTRITIVO

Regime alimentar que exclui determinados alimentos ex.: Glúten, Lactose, Açúcar e etc...


2. Jornada do Usuário:

A Jornada do Usuário é uma ferramenta que permite entender as interações do usuário e como é possível melhorá-las. Sempre pelo ponto de vista do consumidor/cliente. Ele é quem está no centro das atenções.

jornada-do-usuario (2)

3. Proto-persona

As Proto-personas são um tipo de persona criadas simplesmente com informações baseadas em intuição ou em pequenos trechos de pesquisas de marketing sobre seus consumidores, ou seja é uma solução interina pois se trata de um trabalho experimental.

Perfil

Engenheira, vegetariana - São Paulo-SP
Adora cozinhar a própria comida.


Dores & necessidade
  • Encontrar alimentos que se enquadram a minha alimentação no meio de tantas opções;
  • Achar a mesma marca e produto que consumi outro dia;
  • Manter a dispensa sempre abastecida com produtos dentro da validade;
Potenciais soluções
  • Organizar o filtro da loja para que seja mais eficiente em relação as necessidade de cada um;
  • Oferecer a opção "comprar novamente";
  • Destacar produtos com etiquetas visuais;
“Saber o que estou ingerindo é um cuidado com meu corpo e com o ambiente ao qual pertenço”

Fontes:

Levando em consideração o perfil dos consumidores da marca, vamos explorar melhor as motivações que definem suas escolhas. de acordo com a pesquisa realizada pela UFRGS Fonte

4. Taxonomia filtragem

A proposta se baseia em apresentar os produtos organizados de acordo com seus hábitos alimentares e motivações, sendo necessário para o primeiro contato responder algumas perguntas simples.

4. Rabiscoframe

Para iniciar o desenho de interfaces, especialmente naquele momento do projeto em que as ideias começam a pipocar, assumir o rabiscoframe como etapa da metodologia é ter maturidade para enxergar as ideações e imaginar o resultado final da interface.

5. Protótipo

O protótipo é uma versão simulada ou amostra de um produto final. Abaixo você poderá acompanhar a ideação de filtragem que apresenta as propriedades dos alimentos e ajuda o usuário na compra de produtos com base em seu hábito, dieta ou restrição.

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Proposta

A solução encontrada para o problema foi redesenhar o e-commerce existente de uma forma que possibilite organizar os produtos por hábitos alimentares, restrições e motivações. Clientes de lojas de produtos naturais e orgânicos sabem sobre suas restrições e necessidade mas, não necessariamente sabem sobre as informações detalhadas de cada produtos. Os clientes prezam pelo seu estilo de vida, dieta ou intolerância à algum alimento, por isso além de permitir a compra on-line todo o fluxo realizado dentro da loja virtual deverá ser amarrado ao histórico do navegador (cache) e não só ao cadastro de usuário propriamente dito, facilitando o resgate de informações posteriores para criar o perfil do usuário além de promover descontos por assiduidade reforçando a recorrência de compras na loja.

Lembrando que o celular é o principal meio de acesso à internet no país (fonte) e que 85% dos brasileiros com smartphone compram online (fonte) e levando isso em conta, o desenho foi realizado em “mobile first”!

6. Proposta de valor

Facilitando sua vida na hora de cuidar da sua saúde!

Os melhores produtos naturais e orgânicos sem sair da sua casa.
N.R.
N.R.
Web designer, UX/UI especialista com visão ampla, curiosa, boa em solucionar problemas, flexível aos projetos. Iniciei minha carreira quando a internet era apenas mato... do bloco de notas ao domínio de inúmeros softwares, técnicas, conceitos, arquiteturas e muito mais.