Usando o UX Design para melhorar a experiência de compras online de produtos orgânicos e naturais e consequentemente aumentar a recorrência e conversão aproximando o cliente com a marca.
Uma rede varejista de produtos naturais e orgânicos deseja desenvolver uma solução com o objetivo abaixo:
“Como poderíamos fidelizar e aproximar o cliente com a marca, aumentando sua recorrência e conversão através de uma experiência de compra online mais fluida e de um canal de comunicação mais interativo e personalizado, conhecendo melhor nossos clientes e proporcionando benefícios relevantes e um maior reconhecimento aos clientes recorrentes?”
Uma grande preocupação da empresa é prover uma experiência de uso simples e intuitiva, uma vez que boa parte de seus clientes das lojas físicas não tem tanta aptidão com tecnologia.
Também desejam fidelizar e aumentar a recorrência de seus clientes, sendo que a maioria dos clientes atuais que compram pelo site (que possui atualmente somente uma versão desktop e que não funciona tão bem pelo mobile) compra apenas uma vez, enquanto os clientes da loja física tendem a voltar mais vezes.
Os clientes atuais do site não apenas tem dificuldade na conclusão do pedido de compra, mas também sentem dificuldade em encontrar os produtos desejados e ter um entendimento maior dos produtos que estão dispostos, sendo que eles têm dúvidas sobre as características dos produtos e não tem com quem tirar, diferentemente do que ocorre na loja física, onde os vendedores são muito atenciosos e prestam um excelente atendimento, que costumam sempre lembrar dos clientes mais frequentes.
Fontes:
UFRGS - “Uma análise de variáveis que definem seu perfil e suas motivações” Fonte REMark - “Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo” Fonte PPA UEL - “Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados no PR” Fonte
VEGETARIANOS
Adeptos a alimentação baseado no consumo de alimentos de origem vegetal
VEGANOS
Adeptos de se abster do uso de produtos de origem animal
ONÍVOROS
Adeptos a regime alimentar baseado tanto de matéria vegetal como animal.
SEMI-RESTRITIVO
Regime alimentar que exclui determinados alimentos ex.: Glúten, Lactose, Açúcar e etc...
As Proto-personas são um tipo de persona criadas simplesmente com informações baseadas em intuição ou em pequenos trechos de pesquisas de marketing sobre seus consumidores, ou seja é uma solução interina pois se trata de um trabalho experimental.
36 anos, Engenheira
“Juliane tem suas convicções e não abre mão principalmente quando se trata de se cuidar”
Engenheira, vegetariana - São Paulo-SP
Adora cozinhar a própria comida.
“Saber o que estou ingerindo é um cuidado com meu corpo e com o ambiente ao qual pertenço”
Fontes:
Levando em consideração o perfil dos consumidores da marca, vamos explorar melhor as motivações que definem suas escolhas. de acordo com a pesquisa realizada pela UFRGS Fonte
A proposta se baseia em apresentar os produtos organizados de acordo com seus hábitos alimentares e motivações, sendo necessário para o primeiro contato responder algumas perguntas simples.
Para iniciar o desenho de interfaces, especialmente naquele momento do projeto em que as ideias começam a pipocar, assumir o rabiscoframe como etapa da metodologia é ter maturidade para enxergar as ideações e imaginar o resultado final da interface.
A solução encontrada para o problema foi redesenhar o e-commerce existente de uma forma que possibilite organizar os produtos por hábitos alimentares, restrições e motivações. Clientes de lojas de produtos naturais e orgânicos sabem sobre suas restrições e necessidade mas, não necessariamente sabem sobre as informações detalhadas de cada produtos. Os clientes prezam pelo seu estilo de vida, dieta ou intolerância à algum alimento, por isso além de permitir a compra on-line todo o fluxo realizado dentro da loja virtual deverá ser amarrado ao histórico do navegador (cache) e não só ao cadastro de usuário propriamente dito, facilitando o resgate de informações posteriores para criar o perfil do usuário além de promover descontos por assiduidade reforçando a recorrência de compras na loja.
Lembrando que o celular é o principal meio de acesso à internet no país (fonte) e que 85% dos brasileiros com smartphone compram online (fonte) e levando isso em conta, o desenho foi realizado em “mobile first”!