Esse post é para falar sobre a parte gráfica na hora de montar um bom logo, lembrando que existe uma questão muito profunda na criação de uma marca, como estudo de pesquisa de mercado, benchmarking que é uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, a análise da persona e etc…
O ideal não é pular esta etapa de marketing, mas minha ideia aqui é dar alguma dica para designers iniciantes…
A escolha de uma fonte legível é muito importante, afinal se seu cliente tiver dificuldade em ler o nome da empresa, sinto em lhe dizer que você falhou miseravelmente ….
Alguns sites que uso muito:
dafont.com | fontsquirrel | Netfontes.com.br
Quando usar algum elemento gráfico, pense
que esse logo poderá ser impresso em fachadas, folhetos, cartão… ou ser usando
em um site…
Então você precisa pensar e já deixar pronto suas variações
Versão Negativo: Logo preto para aplicações monocromáticas em fundo branco;
Versão Positivo: Logo branco para aplicações monocromáticas em fundo preto;
Versão Vertical: Logo vertical para aplicações na vertical;
Versão horizontal: Logo horizontal para aplicações na horizontal .
A vantagem número 1 de usar de vetor é a escalabilidade. Com vetores de logotipos, você pode escalar para cima ou para baixo tanto quanto quiser sem perder a qualidade.
Pode ser:
AI (Adobe Illustrator Artwork) | EPS (Encapsulated PostScript) | SVG (Scalable Vector Graphic) | CDR (Corel Draw)
Seguindo essas regrinhas básicas, com certeza seu logo poderá ser usado por um bom tempo, abaixo separei alguns Brandbook (manual de identidade) pra você baixar e se inspirar!
Manual de identidade AMD – Download
Manual de identidade Animal Planet – Download
Manual de identidade Symantec – Download
Manual de identidade Twitter – Download
Manual de identidade Uber – Download
Manual de identidade Pinterest – Download